12 outubro 2009

Seguir seus passos é melhor que auto-ajuda...

Estamos no século XXI, nos consideramos senhores da razão, cientistas de si. Gostamos de frases que dizem:O importante é estar bem consigo mesmo...Notem que a cada dia, o ser humano diz que se compreende bem, conhece seus limites, enfim, está a pronto para lidar consigo mesmo.Creio que realmente, se faz necessário eu me conhecer, saber meus limites, etc. Mas também reconheço que quando eu conheço meu próprio eu, automaticamente me distancio do próximo. Considero-me auto-suficiente, conhecedor dos meus caminhos e descaminhos. Nesta linha de pensamento anulamos o que conhecemos por mutualidade cristã. Então paira a pergunta: Devo perguntar ao próximo qual é o meu limite?Devo procurar um guia com infinitos passos de como alcançar a plena comunhão com meu irmão? No início do texto, eu relato que o homem está cada vez mais só em seu auto-entendimento, o que não é a maneira mais eficaz para se viver na comunidade da cruz. Creio que cada um deve procurar a si mesmo na figura que nos representou o Mestre. Desta maneira começo a compreender que seguindo os passos de Jesus, serei bom para comigo e para com meu próximo. Os passos de Jesus inspiram justiça, como no caso da mulher que adulterou e quase foi apedrejada. Inspira também perdão, compaixão e todos as maneiras de se viver bem consigo e com os seus pares. Isso porque todas estas atitudes são atitudes de alguém que tem um compromisso maior que é com seu Deus. Quando temos uma vida aliançada com o Pai, vivendo no centro de Sua vontade, trazemos para nós uma consistência maior em nossas relações. è impossível viver bem com Deus e mal com seu irmão e consigo mesmo e assim se dá em outro sentido. è impossível viver bem com meu irmão e viver mal com Deus. Vida com Deus é algo parecido com uma engrenagem, pois se alguma peça estiver fora de seu lugar, a máquina não funciona. Somos discípulos de Cristo, devemos ser como ele. Jesus andava lado a lado com o Pai e suas relações eram sem limites, pois ele conhecia sua missão e sabia que no Reino de Deus, não se pode ter limites. A partir do momento em que passarmos a imitar o Mestre, Ele nos fará compreender coisas maiores, e antes disso nos ensinará a luz de sua palavra o melhor agir.

Nenhum comentário:

Veja Também