02 outubro 2009

A igreja no exercício do amor

Disse Cristo após sua ressurreição conforme registrado em Marcos 16:16 - "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."

Com base nisso, as igrejas lançaram: Quem crer no Senhor Jesus Cristo e for batizado nesta instituição além de ter seu nome escrito no livro da vida terá direito a fazer parte deste grupo, juntamente com outros que tomaram a mesma posição, tornando-se um membro legalmente reconhecido.

No livro de João, capítulo 8, há um relato que conta que Cristo estava no monte das Oliveiras e foi levada até ele, pelos escribas e fariseus, uma mulher apanhada em adultério. Segundo a lei de Moisés, tal situação tinha como condenação o ser apedrejado. Questionaram a Cristo sobre o que se deveria fazer a fim de o acusarem. Ele então responde com toda sua serenidade e sabedoria: - "Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela."

O que você me diz? O que faria a igreja nos dias de hoje? A igreja faria o mesmo que Cristo fez?

Perceba que não estamos falando de uma mulher arrependida, falamos de uma mulher que estava sendo levada por Cristo, junto de seus acusadores, ao arrependimento.

Cristo deu foco a restauração e não a lei. Cristo olhou o ser humano em questão sem se preocupar com a reputação, não se importou com o que os outros iriam pensar de sua atitude. Cristo mostrou que o amor é maior que a lei.

Qual foi a sentença dada por Deus? Resposta: - "Ninguém te condenou? .... Eu também não te condeno; vai-te, e não peques mais."
Qual seria a sentença dada pela Igreja nos dias de hoje para um irmão nosso que cometeu um pecado? Acredito que em muitos casos ouviríamos o que é mais comum atualmente: - "Exclua!"

Que amor é esse praticado pela igreja? É isso que lemos? É isso que vemos na história de Cristo? Quem somos nós? Que direito temos de julgar? Onde nos foi dado tal direito?

Lembro de Romanos capítulo 2, versículo 1, que diz: - "Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo."

Então onde queremos chegar com isso? Disciplinar? Para um verdadeiro filho de Deus, que conhece ao Deus que serve, que reconhece a sua grandeza e soberania, que provou do seu grande, eterno, misericordioso e gracioso amor não há maior repreensão, maior disciplina do que, diante do pecado cometido, ser levado pelo Espírito Santo de Deus, que nele habita, à consciência de tudo isso e conseqüentemente ao arrependimento.

Deus nos trata em todos os nossos pecados e nos ensina em todos os erros cometidos através de suas conseqüências. Para Ele, todos os pecados são iguais, têm a mesma medida e o que varia são suas conseqüências.

A igreja trata os pecados cometidos por seus membros distribuindo punições de acordo com o tamanho das conseqüências dos atos cometidos. Outra medida é o quanto se está exposto o problema e o quanto ele pode ser nocivo à sua imagem enquanto instituição diante da sociedade.

A igreja é ética. Pecados ocultos são desconsiderados ou não tratados da mesma forma. Se ninguém sabe, ninguém viu, tudo bem, do contrário, "Crucifica-o!". Quanto mais mascarado, fantasiado, disfarçado for, mais "santo" serás rotulado, independente de seu conteúdo.

Como amo a palavra do próprio Deus dita através do profeta Joel no capítulo 2: - "Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal."

Deus não vê como vê o homem. Deus sonda e conhece o nosso coração. Ele sabe exatamente qual têm sido a nossa real postura e intenção e nisso mede a nossa intimidade e comunhão com Ele. Já ouvi dizer e concordo plenamente... perfeição para Deus não é ser perfeito, porque ninguém pode ser perfeito. Perfeição pra Deus é a busca por ela que é nada menos que conhecer e prosseguir em conhecer o nosso Deus de infinito amor.

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."

Busquemos viver o verdadeiro Cristianismo. Amemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Ser cristão é viver usando incessantemente o que Deus nos deixou de mais precioso - a prática do amor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, dificil é descobrir onde está o tal amor. Se, meu caro ,não encontramos amor entre nós proprios, como diz esta instituição que quer ganhar Almas?

Os pecadores que ainda não ouviram sobre o Eterno, estarão irremediavelmente perdidos, se dependerem de alguns ditos Evangelicos. Agumas congregações nos dias de hoje tem mais se importado com as suas arrecadações, essas sim são pasmem, como disse no passado o ministro Magri:...que cachorro tb é gente, pessoas importantes. É não entendeu? Eu explico dinheiro tb é gente e gente virou coisa descartável.
É lastimavel que em nome de uma instituição onde se agregam Pessoas que supostamente conheceriam o AMOR (Yeshua) por experiencias proprias, agem desmentindo o que pregam.
Será que estamos no lugar errado? Não com certeza não. Estamos no melhor lugar, mas há de se convir, que naquele dia muitos abrirão seus braços pra encontrar Yeshua e serão desmascarados e diante de Deus ouvirão:...Apartai-vos de mim pra o fogo eterno, não vos conheço.
As mascaras cairão, pq a confissão de pecado é Princípio biblico, esta pratica está num crescendo graças a Deus. E aqueles que se acostumaram a pecar com conivencia de alguns e ocultar pecados debaixo dos tapetes que se cuidem . Yeshua tá levantando uma Igreja que já vive a Santidade, e em breve aos falsos serão vomitados ou então se ARREPENDAM enquanto é dia. Porque já já serão descobertos.
Yeshua não quer que ninguem se perca. Ai daquele que fizer cair no precipicio uma de suas ovelhas por se colocar como algoz do Aprisco. de Yeshua.

QUEM MORREU POR MIM ,YESHUA OU FOI A INSTITUIÇÃO OU VC?
EM SEUS PASSOS QUE FARIA YESHUA? FAÇA O QUE ELE FARIA RAÇA DE VÍBORAS.
Conivencia com o pecado Não . Hipocrisia tb Não.
Sejamos servos e nos consideremos escravos de 5ª categoria. Fomos salvos pela Misericordia divina, todos CARECEMOS da Glória de Deus. Cuidado com sua vida, coloque-a no altar de Deus! Vc que atira pedras no Aprisco do Senhor!
zulpilet@gmail

Veja Também