12 fevereiro 2008

Fundamentando igrejas...



Ontem estava pensando como eram as igrejas do tempo de atos... como deveria ser a igreja de Corinto... Éfeso... sabe fico pensando como Paulo fundamentou essas igrejas... tentando intender como Pedro trabalhava... leio e releio as cartas de Paulo e viajo nas ministrações dele a cada povo... cada igreja com seus problemas... um era prostituição do corpo... a outra eram as mulheres do local... cada uma tinha sua particularidade... cada uma tratada de uma forma diferente... o q era escrito para uma igreja(creio eu) não era remetido as d+... hoje os lideres das igrejas querem q eles sejam totalmente iguais... as vezes ateh na cor das paredes... seus liderados imitam sua forma de falar... sua forma de persuasão... a musica ao fundo... se seu lider tem cabelos compridos ah sim eu tb terei... se seu lider usa branco nos dias de terça feira todos nós usaremos também...

Fico tentando realmente imaginar se na época de Paulo as coisas eram dessa forma... mais não consigo enxergar... realmente não consigo... vejo um homem mandando e exortando através de cartas sobre problemas em geral... direções do Eterno... quando presente falando a respeito de Jesus, ensinando as maravilhas do Eterno... Paulo não se preocupava em colocar todos os cultos no mesmo horário... nem se a oração vinha antes da adoração... ou se seria esse ou aquele que tocaria... a isto tinha seus liderados daquela região(talvez pastores, presbíteros, diáconos) para fazerer isso por ele... Delagava tarefas e confiava neles.

As direções para uma igreja em certo local não eh a mesma para outro... ateh pode ser... mais Deus verifica a necessidade de uma igreja e envia a ela uma direção... e a outra com outro problema uma nova direção...

Não podemos colocar Deus numa caixinha de presentes e enviar a todas as nossas igrejas... a mesma direção... as mesmas exortações!

Fiquem ligados...

"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos."

Os 6:6

Tudo que precisamos para sermos bons lideres e termos igrejas centradas na vontade do Senhor eh usar o manual de instrução>>> A Bíblia!

Fácil, prática e certeira... nunca falha... peça a Deus sabedoria para usá-la... Deus não quer sacrifícios e sim conhecimento dEle... use-os!
Essa idéia de uma soh direção... uma forma de reger todas as igrejas de uma soh denominação vem da era primitiva... da igreja apostólica romana... ou melhor... lembre-se dos canons católicos... das cartas papais... q são ateh hoje como lei para os católicos... o Papa escreve e tem q ser cumpridas para todas as d+ igrejas de toooooooooooodo o mundo... religiosidade? q isso... magina!

Quem tem ouvidos leia... Eh tempo de reforma!

bjnhs

July Sanper

Nenhum comentário:

Veja Também