29 novembro 2009

O legítimo se tornou genérico

Considerado um dos maiores escritores do século, C. S. Lewis escreveu "Cristianismo puro e simples" . Estou a cada dia mais fascinado pela simplicidade que Lewis trata o Evangelho.Ontem quando voltava do trabalho, como estava em pé dentro do ônibus não pude continuar lendo tal obra, sendo assim, quando dei por mim estava refletindo sobre a leitura quando de repente me veio uma máxima: " Este livro trata do evangelho muito genéricamente...". Mas graças ao bom Deus, instantes depois comecei a crer que não era bem assim.Se o versículo 16 do Terceiro capítulo do Evangelho de João é considerado o texto áureo por se tratar do amor de Deus para com a humanidade, creio que o caminho de volta se encontra em Mateus 16:24, onde este mesmo Deus já em forma de humana, afirma que se esta humanidade quiser o seguir terá que abrir mão de algumas coisas "humanas".Estes dois versículos tratam com simplicidade sobre as maiores premissas do evangelho, afirmam que para sermos alcançados pela graça expelida no maior sacríficio que o Mundo já presenciou, devemos realizar o maior sacrifício que só você e Deus podem presenciar. O sacrifício do Eu.Mas nós, os cristãos acrescentamos tantas coisas ao evangelho com o passar dos tempos, que ha muito tempo ele deixou de ser puro e simples!Lembro-me das passagens do novo testamento onde Jesus caminhava descalço a ensinar para as multidões e hoje os pastores vestem ternos de milhares de Reais.Lembro-me das passagens do novo testamento onde Jesus alimentava multidões operando milagres com SEU poder multiplicando pães e peixes e hoje os líderes disputam qual igreja tem operacionalidade maior de milagres.Lembro-me das passagens do novo testamento onde Jesus desfazia mitos em nome do amor e hoje vejo pastores dizendo que seu suor é sagrado.Lembro-me das passagens do novo testamento onde Jesus expulsava os mercadores do Templo e hoje os mercadores mantêm as igrejas.Lembro-me das passagens do novo testamento onde Jesus dizia para não ajuntarmos tesouros na Terra e hoje o que mais faz sucesso entre os cristãos é a tal teologia da prosperidade.Lembro-me dos testemunhos onde nossos irmãos da Igreja Primitiva cultuavam em catatumbas para não serem descobertos e consequentemente mortos e hoje não quermos sair dos templos, só para ficarmos no conforto do ar condicionado.Analisando alguns destes pontos posso concluir que de tantas futilidades atreladas ao Evangelho, o que na verdade era legítimo em sua simplicidade se tornou genérico em nossas superficialidades.

Nenhum comentário:

Veja Também