06 julho 2009

O martírio dos apóstolos [1]

Trecho do livro "Livro dos mártires"
Disponivel em http://www.ccel.org/f/foxe/martyrs/home.html [Versão em Inglês]

Tiago, irmão de João

Depois do martíro de Estevão, o líder que foi levado à morte foi Tiago, irmão de João. De acordo com Clemente, quando Tiago foi levado ao tribunal, seu principal acusador de tal forma foi tomado de remorso que ele mesmo confessou Cristo, e ambos morreram sentenciados à morte. A caminh do lugar de execução, o ex-acusador pediu a Tiago que o pedoasse pelo que tinha feito. Tiago fez uma pausa, e então respondeu: "Paz seja com você, irmão" - e o beijou. Ambos foram decapitados juntos, no ano 36.

Tomé

Segundo os relatos, Tomé pregou aos partenses, aos medienses, aos persas, aos carmanianos, aos hircanianos, aos bactarianos e aos manguianos. em Calamina, uma cidade da Índia, ele foi morto com uma flecha.

Simão, o zelote

Este Simão, apóstolo, era chamado cananeu e zelote, e pregou na Mauritânia, na África e na Bretanha, onde foi crucificado.

Marcos, evangelista

Marcos, que foi evangelista e o primeiro bispo de Alexandria, pregou o evangelho no Egito. le foi preso quando Trajano era imperador, e foi arrastado com cordas, arrancando suas juntas das articulações. Em seguida foi queimado.

Bartolomeu

Há registros de que tenha pregado na Índia, e dele se diz que traduziu o evangelho de Mateus à língua indiana. Em Albin´ppolis, uma cidade da grande Armênia, ele foi surrado com paus, foi crucificado e decapitado.

André

André, irmão de Pedro, foi crucificado por Aegeas, um governador romano, na cidade de Sebastópolis. André havia trazidos tantos a fé em Cristo que o governador veio à provincia para obrigar os novos cristãos a sacrificar aos ídolos e renunciar a fé. André desafiou Aegeas, encarando-o e disse-lhe que renunciasse a seus falsos deuses e ídolos, e que declarasse que os deuses e ídolos dos romanos não eram deuses, mas sim demônios e inimigos da humanidade. Tomado de raiva, o procônsul ordenou que André não mais ensinasse nem pregasse, e o advertiu que, se o fizesse, ele seria cravado numa cruz. André respondeu: "Eu não estaria pregando a honra e a glória da cruz, se temesse a morte na cruz". Ele foi uimediatamente condenado.

Quando André estava sendo levado para o lugar em que seria executado, ele viu a cruz à distância e clamou: "Ó cruz, tão bem-vinda e tão esperada! Com toda a disposição, com alegria e ansiedade estou indo até ti, como discípulo daquele que de fato morreu em ti: porque sempre te amei, e sempre desejei abraçar-te". [Chorei ao ler esse clamor]

Mateus

Mateus, também chamado Levi, pregou na Etiópia e no Egito. Hircanus, o rei, matou com uma lança.

Filipe

Filipe, o apóstolo, depois de eter pregado a Palavra em algumas das nações mais bárbaras daquele tempo, foi crucificado e apedrejado em Heliópolis, uma cidade da Frígia.

Nenhum comentário:

Veja Também