06 julho 2009

O martírio dos apóstolos [2]

Continuação...


Trecho do livro "Livro dos mártires" Disponivel em http://www.ccel.org/f/foxe/martyrs/home.html [Versão em Inglês]


Tiago, irmão de Jesus

Tiago, irmão do Senhor, era estimado por toda Jerusalém por sua retidão, e era chamado de "Tiago, o justo". Quando muitos dos principais homens da cidade creram em Jesus, os escribas e fariseus ordenaram a Tiago que não mais proclamasse Jesus como o Messias. Durante uma páscoa, eles o levaram a uma sacada do templo de onde ele podia dirigir-se às multidões lá em baixo.

Quando ele começou a testificar que Jesus era o Cristo, e que estava sentado à direita do Pai, Tiago foi arremessado de lá. Ele não morreu imediatamente, e esforçou-se em situação extrema para orar por seus perseguidores. Eles descera depressa e passaram a apedrejá-lo. Tal como Estevão, ele também morreu orando.

Pedro

O apóstolo Pedro estava pregando em Roma quando insistiram com ele que fugisse da cidade porque Nero queria matá-lo. Ao passar por um dos portões, ele teve a visão do Senhor vindo em seu encontro.

Caindo em adoração a ele, Pedro perguntou-lhe para onde o Senhor estava indo, e ele lhe respondeu que tinha vindo para ser crucificado de novo. Pedro entendeu que isso significava que era a hora de el mesmo seguir o seu Senhor na morte, e voltou para a cidade, Quando foi preso, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, poque ele não era digno de ser crucificado do mesmo modo que o Senhor. Seu pedido foi aceito.

Paulo

O apóstolo Paulo tambem foi martirizado por Nero. Este enviou a Paulo dois de seus escudeiros, Ferega e Parthemius, com a declaração de sua sentença de morte. Paulo orou por eles, a pedido deles, e lhes disse que ele iriam crer e que seriam batizados no dia do seu sepultamento. Ele foi então levado para fora da cidade e decapitado. Os dois escudeiros creram em Jesus.

João

A perseguição cessou quando Vespariano foi imperador, mas voltou com Domiciano, irmão do imperador Tito. Nessa perseguição, o apóstolo João foi exilado para a ilha de Patmos. Depois da morte de domiciano João foi posto em liberdade.

ele foi então a Éfeso, onde ocupou o cargo de ancião junto às igrejas e onde escreveu o seu evangelho, até o tempo de Trajano. Há relatos do ministério de João até quando ele atingiu a idade de cem anos. Há ainda diversos relatos de tentativas dos romanos de matar o apóstolo João mas que não tiveram sucesso.

Depois de relatos como esses, começa a ficar questionável a fé e o "Deus" pregado hoje
naquilo que chamamos de evangélica, que nada tem da essência dos mártires,
não tem nada da essência que tinha na igreja em seus primeiros séculos de vida.
Perdeu-se o foco, a essência, o princípio, a graça, a força, a autoridade, o brilho, a verdade.

Nenhum comentário:

Veja Também