08 março 2010

Comando Delta Espiritual por Rick Joyner [Parte 6]

Hierarquia no Reino?


A democracia é um dos grandes presentes de Deus para a humanidade. Para a condição caída do homem, é a melhor e mais segura forma de governo. As liberdades que vieram através do estabelecimento da democracia na Terra também estão ajudando a preparar o mundo para a vinda do reino, porque "onde o Espírito do Senhor estiver, aí também haverá liberdade" (2 Co 3.17). Mesmo assim, o reino não é uma democracia – e nunca será. Há uma aristocracia no céu e muitas das recompensas por nossa fidelidade na Terra irão durar pela eternidade. A mais fundamental dessas recompensas é justamente nossa posição no céu. Nós não seremos todos iguais lá e as Escrituras são bem claras sobre isto. Há posições no céu, chegando até ao privilégio de sentar-se à direita e à esquerda do Pai, as quais estão sendo determinadas por nossas vidas aqui na Terra.


É exatamente sobre esta ordem e posição no céu que o apóstolo estava falando, quando disse em Filipenses 3.13-14: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Paulo não estava falando sobre salvação aqui, pois ele estava totalmente redimido e salvo desde o primeiro momento em que creu na expiação da cruz. O que ele chama de "chamado para o alto" ou "alta vocação" era justamente o chamado para subir para mais perto de Deus. Paulo entendia que havia muito mais a buscar do que salvação, o que se transformou na poderosa força motriz por trás de sua grande devoção.


Todo aquele que começa a vislumbrar esta alta vocação será compelido a deixar de lado todo e qualquer obstáculo a fim de correr a corrida e ganhar o prêmio. Não há nenhum empreendimento semelhante no universo que possa se comparar com a oportunidade que temos de alcançar esta posição em Cristo. Para aqueles que percebem o chamado, não haverá maior ambição do que esta, de ouvir no dia do grande julgamento: "Bem está, servo bom e fiel" (Mt 25.21). Na verdade, todo aquele que tenha visto o Rei exaltado que servimos e que não esteja ardendo com intensa paixão para fazer todas as coisas por amor a ele, certamente já caiu num terrível engano. Aqueles que verdadeiramente seguem o Rei vivem para fazer a vontade do Mestre.


Mesmo assim, para vencer esta corrida, teremos de subir acima do nível onde se busca a própria ordem e posição. Isto parece um paradoxo – e é. Para vencer esta corrida, precisamos nos esvaziar a tal ponto de ambição egoísta e encher-nos tanto de amor por Deus e por nossos companheiros soldados da cruz, que faremos todas as coisas para sua glória e para o benefício deles, não apenas em função de uma possível posição que possamos alcançar. Para vencer a corrida, precisamos crescer em amor por nosso semelhante, a ponto de entregarmos voluntariamente nosso próprio lugar a ele. É buscando nosso próprio interesse que perdemos e, por estar prontos a perder nossa vida para o bem do outro, que ganhamos. A mais alta posição é realmente para aquele que quiser ser o servo de todos.


Uma característica interessante do Comando Delta do Exército dos Estados Unidos é que eles não observam os protocolos militares normais. Não fazem continência aos oficiais e até o homem de menor graduação chama o coronel pelo seu primeiro nome. Como pode uma força de elite ser tão faltosa nessas disciplinas militares básicas? Quando você é o melhor, realmente deixa de se importar com títulos e ordem. Da mesma maneira, aqueles que alcançaram as mais altas posições no reino chegaram lá, em parte, justamente por não mais se preocuparem com tais coisas. É provavelmente por isto que até o grande apóstolo Paulo, perto do fim da sua vida, não achou que tinha atingido a alta vocação e estava determinado a prosseguir firme para o alvo.


É claro que uma das razões pelas quais o Comando Delta não observa protocolos militares é que não querem ser reconhecidos nem como militares e não querem que alguém chegue e os chame por algum título ou tratamento hierárquico, que denuncie sua verdadeira identidade. De toda forma, se um sargento no Comando Delta é quem tem maior perícia naquela área que será mais importante numa determinada missão, é ele que receberá a incumbência de conduzir aquela missão e o coronel irá segui-lo. Num certo sentido, eles subiram acima de questões de posição e estão num lugar onde reconhecem que os ungidos lideram. Isto é porque subiram ao lugar onde o importante é dar atenção àquilo que é importante, que é realizar o trabalho.


Da mesma forma, aqueles que forem os maiores apóstolos, profetas etc., que em breve serão liberados na Terra, ligarão pouco para tais títulos. Na realidade, prefeririam não ser conhecidos por títulos. Eles não fazem coisas para serem reconhecidos, mas procurarão propositadamente se tornar "sem reputação". Entretanto, serão usados para realizar os mais extraordinários milagres, às vezes enchendo estádios e conduzindo multidões à salvação; mas partirão antes que alguém descubra quem são. É suficiente para eles serem reconhecidos por seu Rei e serem simplesmente capazes de fazer sua vontade. Buscam sua recompensa no céu, não na Terra.


Se o exército regular tentasse funcionar com as regras do Comando Delta, logo degeneraria numa multidão indisciplinada que seria presa fácil a uma força muito menor que tivesse rígida disciplina militar. Embora os títulos estejam sendo usados de forma abusada em grande parte na igreja hoje, ainda precisamos deles. Há posições de autoridade na igreja que precisam ser reconhecidas a fim de se receber benefício espiritual delas (veja Mt 10.41).


Por este motivo, não é errado reconhecer as posições de autoridade na igreja. Entretanto, quanto mais verdadeira autoridade espiritual a pessoa tiver, menos ela se importará com reconhecimento humano. Aqueles que mais quiserem exigir reconhecimento, menos autoridade verdadeira terão – ou serão até mesmo falsos. Jezabel se intitulou profetiza (Ap 2.20). Precisamos aprender a examinar aqueles que se intitulam apóstolos e não o são, como também aqueles que usam qualquer outro título.

Nenhum comentário:

Veja Também