19 março 2010

O Atalaia


Texto Chave: Ezequiel 33:7-11


7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.
8 Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.
9 Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.
10 Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então?
11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?


Atalaia é aquele que fica na torre de vigia (lugar de oração) e que toca a trombeta (profetiza) quando avista o inimigo (discernimento espiritual).

Atalaia eram os soldados que ficavam em cima dos muros de Jerusalém vigiando; quando o inimigo apontava no horizonte, eles tocavam a trombeta.

O atalaia pode ser “o cara”, ter uma ótima vista e ótimos pulmões para tocar a trombeta, mas se ele não estiver na torre (vigiando), não será muito diferente das outras pessoas.

A Torre de Vigia é um lugar estratégico para se avistar o inimigo. Este lugar permite que o atalaia veja e avise o povo a tempo de todos se prepararem.
Quando não estamos nesse lugar de oração, ficamos vulneráveis, e muitas vezes, o inimigo e seus ataques nos surpreendem.

Deus nos chamou não só para ouvir a Palavra de Deus mas para tocar a trombeta e anunciar o caminho da verdade aos que estão andando na perversidade, ou estão se desviando para o mal.

Se uma pessoa estiver caminhando para o mal e a você alertou do seu erro, se ela se arrepender, glória a Deus; se ela não te der ouvidos, vai prestar conta a Deus. Mas se você não falar e ela morrer no engano você terá responsabilidade sobre aquela vida.

Deus não se alegra quando uma pessoa morre e vai para o inferno. Deus não manda ninguém para o inferno, pelo contrário, Deus luta para salvá-la. Por isso mandou Jesus para morrer numa cruz, e levantou pastores, líderes, igrejas e células para que todos tenham a oportunidade de alcançar a salvação.

Quando uma pessoa se arrepende dos seus maus caminhos e volta-se para Deus, sua vida é restaurada.

Pergunta à todos:
Você tem sido um Atalaia?
Quantas pessoas você conhece que, se morrerem hoje, vão para o inferno?
O que você está fazendo por eles?

Jesus tem um propósito de resgatar todas as pessoas e quer usar você para isso. Tome uma decisão agora de estar sempre disposto a pregar a seus amigos e a todos que Deus colocar em seu caminho, e sê tu uma bênção nas mãos do Senhor.

Nenhum comentário:

Veja Também