08 março 2010

SEJA ENSINÁVEL


Um córrego chegou certa vez a um deserto que não podia atravessar. Toda vez que tentava, a água desaparecia na areia e era absorvida.

O córrego gritou: “Eu tenho um profundo desejo de atravessar essa vastidão deserta; essa é minha meta, mas não posso realizá-la.”

Então uma voz vinda do infinito disse ao córrego: “O vento pode atravessar as vastidões desertas. Por que você não pode atravessá-las?”

O córrego respondeu: “Porque a areia me absorve antes que eu tenha avançado sequer uma pequena distância.”

A voz replicou: O vento não tem esse problema, pois não se arremessa contra a areia.”

“Mas o vento pode voar sobre as areias do deserto”, disse o córrego. “Eu não posso voar”

A voz prosseguiu: “ Não é de sua natureza voar. Porque não deixa que o vento o leve sobre as areias do deserto?”

“Como” Perguntou o córrego.

“Deixe-se absorver pelo vento” Respondeu a voz.

“Mas eu perderei a minha identidade e não serei mais um córrego”

A voz disse: “Não importa a forma que você tome, sua essência divina permanece a mesma eternamente. Você alcançará sua meta distante e esse é seu único e verdadeiro objetivo”.

Então o córrego deixou de lançar-se contra as areias do deserto e permitiu que o vento o carregasse, para cima e para frente, qual tênue neblina, o córrego foi levado suavemente sobre as quentes areias do deserto, até pousar finalmente sob a forma de chuva sobre o topo de uma montanha distante, onde assumiu de novo a sua identidade como córrego e correu para juntar-se ao mar, em busca do seu verdadeiro objetivo.

Lembre-se: você pode aprender até com o vento, se você for realmente ensinável.

Nenhum comentário:

Veja Também