09 março 2010

Tenha uma mente ensinável

As pessoas querem se livrar de sofrimentos na vida e para isto ocorrer de maneira duradoura e eficaz requer-se uma mente ensinável que é a que facilita o aprendizado de novas condutas. Nada muda se você não muda. Se você mantém o mesmo comportamento anos após anos, não há medicamento que resolva, natural ou sintético, nem um novo médico ou psicólogo. O que é ter uma mente ensinável?

Primeiro deixa-me definir o que é uma mente não ensinável. É a prepotente, que se acha a mais inteligente, que não faz nada para melhorar, adapta-se ao padrão de comportamento conhecido e aí permanece sem mudar nada e nunca, é manipuladora, não aberta para a mudança, abestalhada, fechada, não sabe que não sabe e nem se interessa em saber algo novo, não disposta a sair da zona de conforto.

Mente ensinável, por outro lado, é conhecida também como “mente aberta”, mas não no sentido popular mesquinho e permissivo de “tudo pode”, “tudo vale”, “vamos acabar com o preconceito” (que defende liberação de tudo, violando valores éticos e morais saudáveis). Mente aberta, a mente ensinável, é aquela que está aberta para a possibilidade de que o jeito dela de pensar pode estar errado, e está humilde para aprender e também desaprender o errado que adotou em sua vida até agora, não importando há quanto tempo vivia assim, no erro e na escuridão.

O que dificulta para muitos mudar o jeito de pensar e agir é terem se acostumado com seu jeito que não vêem necessidade de alterar nada. Porém, há mais e melhores verdades para serem adotadas no comportamento. Sempre há. Amadurecer como pessoa é um processo que nunca acaba durante a vida. Qualidade é melhorar sempre também quanto ao caráter. Para ser uma pessoa melhor é preciso mente aberta e ensinável porque não estamos prontos e perfeitos nunca.

Há momentos na vida que são riquíssimos em ensinamentos. Podem ser momentos agradáveis, mas em geral os que têm maior poder de nos ensinar são os desagradáveis e dolorosos. Então, neles, a pergunta mais importante não é “Por que isto comigo?”, mas “O que posso aprender com esta situação? O que a vida quer me ensinar com isto?” Se você não aprender, a história vai se repetir, até que você aprenda ou até que se feche completamente para a luz, quando, então, a mente é cauterizada e se atrofia.

Nossos hábitos desenvolvidos por longos anos, defesas que construimos em nossa mente contra a dor dos traumas infantis ou outros, costumes culturais, pressão social para manter um comportamento qualquer, servem como uma barricada contra a possibilidade de qualquer mudança significativa. É como uma armadura que nos isola.

Por isso a Vida proporciona situações que produzem uma reviravolta, podendo surgir, então, momentos de reflexão que serão questões para a vida ou para a morte. Pode doer e muito. Mas se você não fugir da dor, se mantiver uma mente ensinável, aberta para o aprendizado, ele virá e será um bálsamo, não necessariamente a curto prazo, mas será aliviante. “Porque a sabedoria é melhor que os rubis..., a prata, o ouro fino e de tudo o que se pode comparar com ela.” Provérbios 8:10,11.

Momentos ensináveis geralmente vêm em horas escuras da alma, períodos de confusão, de dor, de desorientação, parecendo insuportáveis. As boas novas é que eles vêm em doses pequenas que, na verdade, podemos suportar sim. Assim, não fuja deles. Mantenha a mente aberta. Ore pedindo luz, compreensão, aprendizado, forças. Tenha uma mente ensinável. Resista ao orgulho, seja humilde. Ser humilde não é não ter bens materiais. É ter uma mente ensinável e aprender coisas importantes da vida.

Nenhum comentário:

Veja Também