06 outubro 2008

Asteróide deve colidir com a Terra na noite desta segunda-feira

Quando todos acham que o mundo parece estar para acabar, vem a notícia: um pequeno asteróide, descoberto há poucas horas por um observatório do Arizona (EUA), deve colidir com a Terra às 23h46 desta segunda-feira (6). Mas, a despeito de quaisquer temores, não há perigo algum, segundo os astrônomos. Ele é dos pequeninos e deverá queimar por inteiro na atmosfera.

O objeto tem entre um e cinco metros de diâmetro e deve queimar completamente a alturas bem superiores às que os aviões costumam usar para transitar pelo mundo. Uma bola de fogo brilhante deve ser o único resultado observável.

"Queremos salientar que esse objeto não é uma ameaça", disse, em nota, Timothy Spahr, diretor do Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional. "Estamos empolgados porque esta é a primeira vez que passamos a previsão de que um objeto entrará na atmosfera da Terra."

As chances estão entre 99,8% e 100% de que o objeto colidirá com nosso planeta, segundo cálculos de Andrea Milani, da Universidade de Pisa.

O meteoro deve ser visível do leste africano, e a expectativa é a de um grande show -- uma bola muito brilhante cruzando rapidamente o céu, de nordeste para sudoeste. O objeto deve adentrar a atmosfera sobre o norte do Sudão, numa diagonal suave, com relação à superfície.

O pessoal da IAU está ansioso, com a expectativa de que alguém consiga fotografar o fenômeno.

A despeito de não oferecer perigo, o fenômeno é um lembrete de que, vira e mexe, pedregulhos enormes podem colidir com a Terra, trazendo impactos para a vida. Os dinossauros que o digam.

Nenhum comentário:

Veja Também