21 outubro 2008

O propósito da TRINDADE

No dia 22 de agosto de 2007, o Espírito Santo compartilhou algumas coisas com o meu espírito que eu preciso liberar para a sua Igreja.

Ele me fez pensar e gerou uma pergunta dentro do meu coração: ‘‘ Meu filho você já parou pra pensar porque  Eu, Jesus e o Espírito Santo, quando criamos ADÃO e EVA,  os criamos adultos e não crianças? 

Eles me levaram a uma intensa reflexão sobre essa pergunta, e ai foi quando ele começou a abrir a minha mente, ouvidos e os olhos do meu coração.

E foi assim...

Segundo estudos neurológicos e psicológicos, o nosso cérebro tem suas respectivas funções desenvolvidas conforme a sua maturação e a recepção de estímulos do meio, ou seja, o cérebro de um neném não está pronto para entender alguns estímulos recebidos. Um neném não tem a capacidade de entender o sentido das palavras, ele só consegue entender e responder a estímulos recebidos por entonação. Porque isso acontece ? Porque o cérebro é composto de dois hemisférios e cada hemisfério tem sua especialização. O hemisfério esquerdo que é responsável pela fala, ainda não é o predominante em um bebe, ele só será evidente depois de um ano e meio, podendo aumentar o tempo dependendo dos estímulos que ele recebe do meio e de sua maturação.  A fala que é uma especialização do hemisfério esquerdo só será atingida a um nível de entendimento e de fala por volta dos cinco anos quando normalmente ocorre  a maturação do cérebro. Já o hemisfério direito tem como uma de suas especializações  a entonação, você já observou que quando você fala mais alto com uma criança ela te obedece ? Isso acontece porque o hemisfério direito consegue responder a esses estímulos e o hemisfério esquerdo que ainda está em desenvolvimento  não consegue entender o significado das palavras. Porque estou falando tudo isso ???  A TRINDADE não criou ADÃO adulto por um acaso, existia algo muito maior nos planos do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que estavam juntos em toda a criação. ADÃO não foi criado uma criança, porque ele não poderia de forma alguma entender as palavras de DEUS, tenho certeza absoluta que JESUS não iria ensinar nada ADÃO gritando ou falando alto, pois somente assim é possível obter determinadas respostas de uma criança. A pessoa mais nova a ouvir a voz de DEUS em toda bíblia foi Samuel, e você sabe quantos anos levou para isso acontecer ??? Afirma-se que DEUS falou com Samuel quando ele tinha doze anos. Porque DEUS não criou ADÃO uma criança ??? Porque desde o inicio DEUS queria ter um relacionamento pessoal, relacionamento de palavras com o homem. Se observarmos as primeiras páginas da bíblia vamos notar que DEUS falou com ADÃO e deu ordens a ele bem antes dele ter desobedecido ao Espírito Santo e ter caído no pecado. Imagine se ADÃO fosse criança, como ele iria entender que não poderia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal?  Como é que ADÃO daria nome a todos os animais sendo uma criança ? E como eu já disse, o neném não tem o seu hemisfério esquerdo ainda especializado o suficiente para falar. Como que ADÃO iria dominar os animais ? Imagine um búfalo vindo na direção dele...

E por revelação do Espírito Santo, pude entender que desde o principio DEUS ansiava por uma relação com o homem bem sólida, uma relação de tanta intimidade que DEUS pudesse compartilhar coisas com esse homem que ELE ainda não tinha falado pra ninguém. E isso se confirma com o pedido de JESUS em Matheus 6, quando ELE fala  que devemos entrar no nosso quarto e orar ao Pai em secreto,  ou seja, DEUS não quer ter uma relação com você de encontros em cultos somente, DEUS quer te levar muito além do leitinho. Em Hebreus 5 isso se confirma mais uma vez, DEUS fala: que os que ainda necessitam de leitinho são inexperientes na palavra da justiça. Deus deseja trazer uma revelação da sua palavra muito maior para sua Igreja, mas como DEUS fará isso se o povo se contenta em ficar no leitinho? Hoje temos diversos adultos vivendo como crianças espirituais, que só ficam no leitinho e não avançam em nada para o crescimento do reino de JESUS na terra. Mas como crescerão se muitas vezes estão sufocadas pelos ‘’pastores’’ em seus sistemas religiosos? O retrato da igreja brasileira hoje: é um corpo de adulto, mas com uma mente de criança, que não consegue discernir as verdades da bíblia. Se perguntarmos para os crentes de nossos dias o que é  Igreja a maioria não sabe, se perguntarmos qual o propósito de DEUS para o homem ele também não sabe. Só se sabe de salvação, o homem só quer ir para o céu e viver bem. Quando na verdade JESUS desde o principio queria estabelecer o Reino dele aqui na terra. Muito antes de homem cair no pecado DEUS já tinha dado várias ordens pra ele, pra que o estabelecimento de seu reino acontecesse. Estude Gênesis que você irá perceber, que DEUS dá ordens como: multiplicai-vos e sede fecundos e enchei a terra, olha para o propósito, para o desejo de DEUS, encher a terra de filhos semelhantes a sua imagem e semelhança e sem pecado.

Agora vem uma das partes mais lindas do que JESUS compartilhou comigo nesse dia, olhe como o Espírito Santo é lindo, e ELE disse assim: ‘’Filho você percebeu que quando nós criamos o mundo nós não criamos um templo ? ‘’ Isso me deixou completamente louco de amor pelo Senhor. Então comecei a pensar porque DEUS não construiu um templo nos sete dias da criação ? Nessa hora eu confesso que eu ria sozinho, ao meditar sobre o que a TRINDADE fez na criação.

Um DEUS que tem o poder de criar o Universo, não teria poder na criação para criar um templo para ser adorado ?

Porque DEUS não construiu um templo e sim um jardim para o homem habitar ?

Apesar de já imaginar a resposta fiz questão de saber o que alguns crentes pensavam sobre duas perguntas. E a primeira pergunta foi a seguinte: o que você lembra quando pensa em um jardim? As respostas foram assim : ‘’ lembro-me de um lugar tranqüilo’’. ‘’lembro-me de um lugar de paz’’. ‘’lembro-me de pureza’’. ‘’Lembro-me de liberdade’’. ‘’Lembro-me de rio. Lembro-me de flores’’ . A segunda pergunta foi sobre o que lembravam quando pensavam em um lugar fechado com bancos. As respostas foram: ‘’ lembro-me de um vazio’’. ‘’Solidão’’. ‘’ Medo’’. ‘’IGREJA’’.

Lembra que eu disse que o corpo de Cristo não sabe o que é Igreja ? Infelizmente o propósito de DEUS tem sido meio que deturpado por muita gente que tem pregado por ai. Pastores não são mais pastores, porque o que é ser pastor?  É cuidar...e o que mais vemos são pregadores, e pra melhorar só pregam prosperidade, e ai cadê o alimento sólido pro rebanho ? Em conseqüência temos um rebanho doente, que ficam tomando ‘’dorflex’’ todo culto, só para aliviar a dor de cabeça, ‘‘os seus problemas serão resolvidos, você será muito feliz, pare de sofrer’’. Que heresia, JESUS prometeu aflições.  

O propósito de DEUS no inicio não era colocar o seu povo e o seu reino em um templo, pois DEUS é amor e onde existe amor não existe medo. Porque as pessoas sentem medo ao lembrarem de um lugar fechado e com bancos ? Porque DEUS não habita em templos feitos por mãos de homens.

A maior revelação está em JESUS, quando ELE fala que irá destruir o templo e reconstruí-lo em três dias, ou seja, o único templo que DEUS deseja habitar é o templo que existe dentro do nosso coração, e o mais legal é JESUS falou que o REINO DE DEUS está dentro de nós.

É interessante que assim como no inicio que DEUS desejava um local de paz, tranqüilidade amor e comunhão. Ao lermos apocalipse 2:7 encontramos o Senhor falando: Ao que vencer, dar-lhe-ei e a comer da arvore da vida, que está  no meio do paraíso de DEUS.

A conclusão que chego é que ninguém pode frustrar os planos de DEUS, iremos juntos morar no Jardim, no paraíso de DEUS e desfrutar da comunhão com ELES.

Guilherme Manhães

Um comentário:

Reinam Ribeiro disse...

Liberdade. Os filhos querem liberdade na habitação do Pai. Mas muitos não conhecem a liberdade, por que não se vêem como filhos, e sim como simples servos, as vezes nem isso.

Veja Também